Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Egresso da Unemat obtem título de Doutor no INPA
Egresso da Unemat obtem título de Doutor no INPA
09/02/2006 16:06:08
por Coordenadoria de Comunicação Social

Ex-aluno e professor da Unemat, Manoel dos Santos Filho, é o primeiro egresso da Universidade do Estado de Mato Grosso a receber título de doutor em Ecologia. A defesa pública da tese ocorreu em Manaus, em dezembro de 2005, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IMPA), referência em estudos nesta área no País.

Em tese de doutoramento o professor estudou os Roedores (ratos) e os Marsupiais (gambás). O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da fragmentação de áreas florestadas na microbacia do Jauru e do Cabaçal sobre a fauna de pequenos mamíferos. A área é constituída de um tipo vegetação distinta da típica do Cerrado, assemelhando-se à Floresta Amazônica. Ele explica que “os fragmentos estudados demonstraram ser muito mais ricos em espécies que a maioria dos locais estudados, tanto no Brasil quanto em outras áreas de floresta tropical”.

Durante a pesquisa, foram capturadas espécies raras como a de 2 marsupiais, um deles é tão raro que pouco mais de meia dúzia foram registrados no mundo. “Apesar de algumas pessoas sentiram repulsa quando se fala de ratos e gambás, eles têm um papel muito importante na natureza, servindo como base da cadeia alimentar, polinizadores de algumas plantas, dispersores de sementes. Além do que, algumas espécies são muito bonitas”, defende Santos Filho.

O professor ingressou para Ciências Biológicas na primeira turma do curso da Unemat, em 1990. “Tenho muito orgulho em fazer parte da história da Universidade, como aluno, funcionário e professor e continuar fazendo história, pois sou o primeiro aluno da Instituição a terminar um curso de doutorado. Isso para mim é muito gratificante, pois me deu a oportunidade de eu ser o que sou hoje”, conta.

Na banca que julga o mérito da tese apresentada, participaram doutores de várias instituições de renome mundial, como: Dra. Tânia Margarete Sanaiotti (Orientadora – INPA); Dr. Luiz Flamarion Barbosa de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ); Dr. Fernando Antônio dos Santos Fernandez (Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ); Dra. Helena Godoy Bergallo (Inst. de Biologia do Rio de Janeiro- UERJ); Maria Nazareth F. da Silva (INPA); Jay Malcolm (Faculty of Forestry University of Toronto/Canadá); Dr. Thomas E. Lacher Jr. (Center for Applied Biodiversity Science/Washington DC).

Para o ano de 2006, além de alguns projetos como “Os Yanomami e a Fauna da Serra Tapirapecó: Etnoconhecimento, impactos antrópicos e suas implicações para a saúde indígena e a conservação da biodiversidade”, no alto rio Negro-AM, juntamente com o INPA, estão previstos estudos para criação de quatro unidades de conservação em Rondônia com parceria com UNIR (Universidade de Rondônia).

Fonte: Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), sob coordenação da professora Dr. Carolina Joana da Silva.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada